Análise do CD Mais que abundante - André Valadão

Sexta-Feira - 30 de Abril de 2010 às 22:56:36 - Autor: Georgenton Leal

1. O Senhor sempre está
2. Meu amor por Ti
3. Alegria
4. Meu mundo mudou
5. Expontâneo
6. Eu e minha casa
7. Mais que abundamte
8. Torre forte
9. Não temerei
10. Não há mais condenação
11. Que amor é esse
12. Razão da minha vida

Depois de se destacar bastante no Ministério de Louvor Diante do Trono, Pr. André Valadão entra no cenário musical evangélico com seu primeiro álbum solo gravado ao vivo, com a participação indispensável de toda a equipe do D.T.

Gravado no estádio do Mineirinho (Belo Horizonte-MG), em abril de 2004, durante o V Congresso Internacional de Louvor & Adoração, “Mais que Abundante” vai muito além das expectativas que todos esperavam em relação ao estilo musical da Igreja Batista da Lagoinha. Tecnicamente, todas as composições são de autoria de André, que se torna o líder de louvor em todas as músicas.

A belíssima capa num estilo bem clássico, expressa um cálice transbordando com vinho. Há muita criatividade também no encarte e na forma em que as fotos foram postas. Enfim, este cd conta com várias novidades em termos de celebração e espontâneo, que não decepciona a nenhum ouvinte de Diante do Trono.

O primeiro louvor inicia de modo inesperado, com todo o ministério cantando junto com o violão o coro da música “O Senhor sempre está”, relatando que não importa aonde formos, o Senhor sempre estará ao nosso lado.

Continuando a dose de celebração deixada pela canção anterior, vem “Meu Amor por Ti”, onde a orquestra arrasa nos arranjos de metais. A letra enfatiza o nosso amor por Jesus e nos encoraja a seguirmos uma vida sem temor.

A terceira faixa, “Alegria” é mais lenta em relação às outras celebrações, mas possui um estilo bem diferente, com notas dissonantes e quebradas de tempo nos acordes.

Logo, o clima de alegria aumenta com a execução de “Meu Mundo mudou”, que num ritmo bem agitado, fala que tudo em nós foi mudado a partir de quando aceitamos a Cristo. O final deste louvor logo emenda com um cântico espontâneo de guerra em prol dos familiares de todos os cristãos que ainda não aceitaram a Jesus. Uma ministração profética para toda a família. As improvisações nesta faixa são sensacionais.

Completando a mensagem do espontâneo, entra “Eu e Minha Casa” que nos leva a consagrar todo o nosso lar ao Senhor, assim como nossa descendência. O coro é repetitivo, mas muito agradável de se cantar.

Na faixa de número sete, podemos conferir a belíssima “Mais que Abundante”, a qual é a música principal do álbum. Possui elementos musicais bem básicos comparada às outras canções. A letra é baseada no salmo 23, de onde André compôs esta música afirmando que nada pode nos faltar, pois Deus não deixa de cuidar de nós em nenhum momento. Vale conferir a ministração completa desta canção no DVD.

Em “Torre Forte” vemos a forte participação de Mariana Valadão num dueto magnífico com o seu irmão. Um hino que canta a proteção de Deus sob nós na certeza de estarmos seguros em suas mãos.

Não Temerei” é a única composição que não é de autoria de André Valadão. Composta por Rodolfo Montosa, é cantada em quarteto masculino com destaques para os arranjos vocais feitos por Maximiliano Moraes, que é fera neste assunto. Esta canção traz uma mensagem de confiança no Senhor, a fim de que não temamos ao inimigo e nem nos abalemos com as coisas deste mundo.

Não há mais Condenação”, como as demais músicas, é de total fortalecimento espiritual para aqueles que tem hoje uma nova vida em Cristo. É um “louvor-testemunho” que todo Cristão deveria cantar e praticar em sua existência.

O décimo cântico é uma pequena música tocada apenas no piano, com o dueto de André e sua irmã Ana Paula. “Que Amor é Esse? ” proclama nossa eterna gratidão a Deus por nos salvar mesmo sendo nós pecadores.

A última do cd é “Razão da minha Vida”, que fala em alta voz que Jesus é o motivo de tudo o que somos. Uma música de adoração direta ao Rei dos reis.

Finalizando, temos a reprise de “Razão da minha Vida”, que continua na faixa 13, onde André ora abençoando o cd e todo aquele que o escuta no momento.

Através desta análise, podemos ver em “Mais que Abundante” um diferencial na série de cd’s gravados pelo Diante do Trono, que inovou sem precisar copiar estilos, mas utilizando-se de seus próprios meios para produzir algo que beneficiaria ainda mais o ministério.

André Valadão agora, ao lado de Ana Paula, continuam sendo modelos para centenas de líderes de louvor em todo o Brasil e exterior, e este trabalho, certamente veio para confirmar ainda mais o talento do Pr. André naquilo que podemos chamar de uma verdadeira adoração a Deus através da música.

Fonte: SuperGospel.com.br