Biografia de Stauros

Stauros (cruz em grego) é uma banda de Heavy metal, que surgiu no inicio dos anos 90, até que no ano de 2005 encerrou oficialmente suas atividades. O grupo conquistou vários fãs tanto no meio cristão como no secular. Sua última formação tinha Celso de Freyn nos vocais, Alessandro Lucindo e Renatinho nas guitarras, Elias Vasconcelos no baixo e Edinho na bateria.

Inicio

O Stauros surgiu quando a "parte pop" da banda Santaterra (que fazia cover de diversas bandas cristãs do país) sai do grupo, que decide adotar um estilo um pouco mais rock. A banda é bem aceita em um festival de música em Santa Catarina e troca o seu nome pra Stauros. No mesmo ano de 1995 o grupo grava seu primeiro cd, intitulado "Vento Forte".

Em 1996, Renatinho deixa os vocais a cargo de Celso de Freyn e passa a se dedicar exclusivamente a guitarra. O grupo assina contrato com a Gospel Records e em 1997 lançam o segundo disco, "Sentido da Vida", que pode ser considerado o primeiro disco de metal cristão no Brasil. O lançamento é seguido por uma turnê no pais inteiro e o no exterior com reconhecimento pela imprensa especializada e com musicas incluídas na compilação da revista “Heavens Metal Magazine”.

Maremotos à deriva

Em 1998, Celso de Freyn deixa a banda, e é substituído pelo tecladista César. Esse é o inicio da melhor fase do grupo, começando por abrir o show da banda Bride, e lançando os discos Seaqueake e Adrift. Em Seaquake o português é trocado pelo inglês como idioma das letras, e as do baxista Venâncio Domingos ganham em especial uma profundidade única, que continuaria no próximo disco. Além das mudanças nas letras, o som se torna mais pesado com uma qualidade técnica superior, principalmente por parte do guitarrista Renatinho, músicas como Seaquake, Friendly Hand e Vital Blood tornam-se verdadeiros clássicos.

Adrift, lançado em 2001, segue a mesma linha do disco anterior. Recebe maior reconhecimento da imprensa, que curiosamente o grupo afirma no agradecimento do disco fingir que a banda não existe. O disco é comercializado também em lugares como Argentina, Estados Unidos, Europa e Japão. A formação da época de 1998-2002 era: César (Vocais), Renatinho (Guitarras), Alessandro (Guitarras), Venâncio (Baixo) e Alessandro (Bateria).

Mais mudanças e o fim

A divergência de pensamentos entre os membros gera a saída de Venâncio (baixista), Alê(baterista) e César (vocal), somente restando os guitarristas Alessandro Lucindo e Renatinho. Nessa época, o antigo vocalista Celso de Freyn volta a banda, e em 2003 é lançado o EP Marcas de um tempo. O as letras das canções do disco foram compostas em português, seguindo a linha antiga da banda, antes do álbum Seaquake. Foi o último trabalho da banda, que em 2005 eventualmente viria a terminar suas atividades. Após nove anos de carreira, o grupo dissolve-se em 2005. No sítio oficial da banda, alegaram que por direção de Deus, encerramos as atividades da banda Stauros.

A seguir está a nota oficial, publicada no sítio do Stauros:


Gostaríamos de informar aos nossos amigos e a todos que admiram nosso trabalho que, por direção de Deus, encerramos as atividades da banda Stauros. Louvamos a Deus pelo tempo em que estivemos juntos, e por todas as oportunidades onde pudemos dar o nosso melhor e nos alegrarmos com toda essa galera do nosso Brasil. Nossa história fica escrita e registrada não só nos nossos cds, mas nas amizades e relacionamentos construídos nesses 9 anos de estrada. Se fôssemos agradecer a cada pessoa que foi importante nessa caminhada, acabaríamos falhando com alguém, mesmo porque foram muitas pessoas que nos estenderam a mão e nos acolheram. Então estendemos a todos aqui o nosso imenso abraço e um coração cheio de alegria e satisfação por tudo o que realizamos em Deus. Fica no nosso coração um profundo desejo de agradar a Deus em todos os nossos passos, e de entregar a Ele o nosso futuro, vivendo abundantemente para Ele no nosso presente. Deixo aqui uma palavra onde Deus falou comigo profundamente:

"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:11-13.

Uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem...

No ano de 2008, para a surpresa de muitos fâs, uma ponta de esperança começa a surgir: em alguns fóruns e comunidades na internet surge a notícia do lançamento de um novo EP da banda. A mensagem segue: E aí Galera tudo jóia?? Bem, estou aqui pra contar que vamos gravar na próxima terça feira duas músicas. Estamos com um projeto de gravar esse ano um cd voltado mais para adoração, não temos pra esse ano um projeto de gravar metal, quem sabe pro outro ano, mas gostaríamos de contar com o apoio de vcs em oração e na divulgação desse projeto. Essas duas músicas que vamos gravar são de autoria do Alessandro, como estamos sem vocalista, ele e eu cantaremos essas duas músicas, mas estamos orando a respeito de uma pessoa que se encaixaria bem nesse projeto de adoração. Temos como alvo principal ajudar as crianças carentes da nossa região, temos muito sonhos com relação a essas crianças, mas temos que dar uma passo de cada vez, e o primeiro seria a gravação desse cd. Isso envolve tempo, muita coragem, e muita dedicação. Estamos dispostos e contamos com vcs. Assim que estivermos com essas duas músicas prontas estaremos disponibilizando para todos conhecerem.

Fonte: Site Oficial Stauros

>